sábado, 14 de abril de 2012

Crianças com Síndrome de Down


"Toda ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil - e,
no entanto, é a coisa mais preciosa que temos". 
        (Albert Einstein, 1879-1955)


Atualmente, o processo de inclusão tornou-se indispensável à vida escolar. É ele que concilia, orienta, auxilia professores, pais e alunos, interagindo de forma responsável com eles e contribuindo no processo de ensino-aprendizagem.
A educação inclusiva proporciona benefícios escolares onde todos os alunos possam alcançar os mais elevados níveis de ensino, segundo a capacidade de cada um, como nos garante a Constituição.
Desta forma, elevar as possibilidades e respeitar as limitações de crianças e jovens portadores de alguma necessidade especial evidencia verdadeiramente o significado de uma educação inclusiva.
Ter um amiguinho Down, é valorizar as infinitas diferenças que existem entre os seres humanos. 
A síndrome de down é decorrente de um erro genético presente desde o momento da concepção ou imediatamente após (...)"
     No entanto, como descreve Schwartzman (1999), sabemos atualmente que a síndrome se trata de uma alteração genética e que os portadores da síndrome, embora apresentem algumas dificuldades podem ter uma vida normal e realizar atividades diárias da mesma forma que qualquer outra pessoa. Não negamos a afirmação de que o Down apresenta algumas limitações e até mesmo precise de condições especiais para aprendizagem, mais enfatizamos, que estes através de estimulações adequadas podem se desenvolver:   
  As dificuldades de aprendizagem, os distúrbios de conduta, a problemática de sua interação completam, mas não esgotam o quadro da educação do aluno com síndrome de Down. 
 A criança com síndrome de Down têm idade cronológica diferente de idade funcional, desta forma, não devemos esperar uma resposta idêntica à resposta da "normais", que não apresentam alterações de aprendizagem. Esta deficiência decorre de lesões cerebrais e desajustes funcionais do sistema nervoso.
     O fato de a criança não ter desenvolvido uma habilidade ou demonstrar conduta imatura em determinada idade, comparativamente a outras com idêntica condição genética, não significa impedimento para adquiri-la mais tarde, pois é possível que madure lentamente.No entanto, a criança com síndrome de Down têm possibilidades de se desenvolver e executar atividades diárias e ate mesmo adquirir formação profissional e no enfoque evolutivo, a linguagem e as atividades como leitura e escrita podem ser desenvolvidas a partir das experiências da própria criança. 

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