sábado, 14 de abril de 2012

Crianças com Autismo.


Eles são crianças e jovens iguais a muitos outros. Vão à escola todos os dias, estudam, brincam, trabalham. Só que eles têm um jeito particular de ver o mundo e a si mesmos. São autistas. As diferenças, às vezes sutis, motivam o preconceito. 


Somos todos autistas, a gradação está nos rótulos
Quando me recuso a ter um autista em minha classe, em minha escola, alegando não estar preparado para isso, estou sendo resistente à mudança de rotina.
Quando digo a meu aluno que responda a minha pergunta como quero e no tempo que determino, estou sendo agressivo.
Quando espero que outra pessoa de minha equipe de trabalho faça uma tarefa que pode ser feita por mim, estou a usando como ferramenta.
Quando, numa conversa, me desligo, "viajo", estou olhando em foco desviante, estou tendo audição seletiva.
Quando preciso desenvolver qualquer atividade da qual não sei exatamente o que esperam ou como fazer, posso me mostrar inquieto, ansioso e até hiperativo.
Quando fico sacudindo meu pé, enrolando meu cabelo com o dedo, mordendo a caneta ou coisa parecida, estou tendo movimentos estereotipados.
Quando me recuso a participar de eventos, a dividir minhas experiências, a compartilhar conhecimentos, estou tendo atitudes isoladas e distantes.
Quando nos momentos de raiva e frustração, soco o travesseiro, jogo objetos na parede ou quebro meus bibelôs, estou sendo agressivo e destrutivo.
Quando atravesso a rua fora da faixa de pedestres, me excedo em comidas e bebidas, corro atrás de ladrões, estou demonstrando não ter medo de perigos reais.
Quando evito abraçar conhecidos, apertar a mão de desconhecidos, acariciar pessoas queridas, estou tendo comportamento indiferente.

Quando dirijo com os vidros fechados e canto alto, exibo meus tiques nervosos, rio ao ver alguém cair, estou tendo risos e movimentos não apropriados.
Somos todos autistas. Uns mais, outros menos. O que difere é que em uns (os não rotulados), sobram malícia, jogo de cintura, hipocrisias e em outros (os rotulados) sobram autenticidade, ingenuidade e vontade de permanecer assim.


O que é?
O autismo é uma doença genética ou multifatorial que acompanha uma pessoa por sua vida inteira. Essa condição afeta as funções do cérebro. Acredita-se que em indivíduos com autismo há uma falha na comunicação dos neurônios, que acaba causando disturbios no comportamento.
Os primeiros sinais costumam aparecer antes da criança completar três anos.

Caracteristicas dos sintomas do autismo

  • Tem interação social difícil.
  • Tem problemas com a comunicação verbal e não verbal.
  • Demonstra comportamentos restritivos e repetitivos.
  • Tenha um conjunto limitado de interesses e atividades.
O autismo afeta meninos e meninas (mais frequente em meninos) de todas as raças e em todas as regiões geográficas e tem um grande impacto sobre as crianças, suas famílias, comunidades e sociedades. O número de autistas cresce cada vez mais. Estima-se que no Brasil chega a 2 milhões de pessoas autistas e no mundo, segundo a ONU, já passa dos 70 milhões.




Nenhum comentário: